segunda-feira, 12 de setembro de 2016

10 TERMOS BÁSICOS PARA COMPREENDER OS LEILÕES !


Os termos abaixo são os principais utilizados em leilões, sejam eles judiciais ou extrajudiciais, presenciais ou online, para interessados e iniciantes em leilões é extremamente importante compreendê-los pois este conjunto de palavras são praticamente a base dos leilões.  Então vamos lá! 


1ª LOTE
Lote é a identificação de um ou mais bens que são oferecidos em leilões, sem lote não há leilão, como exemplo básico o lote poderá ser um veículo ou até mesmo uma frota. O lote não pode ser desmembrado mas em um único leilão poderá conter grande variedade deles.

2ª COMITENTE
Comitente ou comitente vendedor é o proprietário de um ou mais bens que são apresentados como lotes em leilão, para exemplo temos bancos, consórcios, seguradoras, construtoras, indústrias, etc. Informações e origem do bem são fornecidos ao leilão pelo comitente vendedor, assim não são de propriedade do Leiloeiro ou do Leilão, que por sua vez é um mero mandatário.

3ª AVALIAÇÃO
Avaliação é valor apresentado como parâmetro comercial de um lote, sua análise é feita por um profissional que observa o estado geral do bem, débitos, valor de tabela, mercado, etc., após todo o levantamento necessário este profissional terá uma base para calcular o valor mínimo de venda para o bem.

4ª VALOR INICIAL
O valor inicial é meramente fictício sua utilidade é simplesmente para iniciar ofertas no lote, este não é o valor de liberação para venda do bem, ou seja, não obriga o comitente vender o lote caso não atingir o que é pretendido como mínimo.
                                     
5ª VALOR MÍNIMO
Diferente do valor inicial o valor mínimo quando atingido, automaticamente libera a venda do lote, mas como de praxe outros interessados poderão cobrir a oferta enquanto estiver aberto para lances, amparado e regulado por Decreto Federal o Leiloeiro ou seu website é responsável por conduzir o período de recebimento dos lances. 

6ª LANCE
O lance ou lanço é a forma de ofertar em leilão. Oferecendo seu lance em um leilão em andamento, seja ele virtual ou presencial o licitante acrescenta maior valor ao lote desejado, os lances atualmente possuem um incremento mínimo.

7ª INCREMENTO
O incremento é o lance mínimo de acréscimo fixado pelo leilão, após confirmação do lance inicial de um lote, outro interessado poderá ofertar um ou mais lances usando o incremento mínino para acrescentar mais valor ao bem, o incremento é importante para que o leilão seja dinâmico.
O incremento pode ser maior que o valor mínimo prefixado pelo leilão, nunca inferior.

8ª CONDICIONAL
A venda condicional é comum em leilões extrajudiciais, o leilão pode apresentar um valor inicial ao bem, esse valor não é mínimo para venda do mesmo, se isso ocorrer o comitente vendedor poderá manter a última oferta em prazo de até 48 (quarenta e oito) horas após findado o leilão, para liberar a venda ou não. Este prazo de analise para liberação da venda posterior ao leilão é chamado de condicional.

9ª DOU-LHE UMA, DOU-LHE DUAS E DOU-LHE TRÊS. VENDIDO!
Iniciado o leilão lances serão ofertados, os interessados deveram acompanhar atentamente pois a cada lance automaticamente é anulado o anterior, quando os lances se encerram o leiloeiro inicia o fechamento utilizando as palavras - "dou-lhe uma, dou-lhe duas e dou-lhe três", com breve intervalo e então finaliza - "vendido".
Em leilões digitais (oficiais) não é diferente, quando os lances são iniciados um cronômetro é ligado e acompanha cada oferta, quando não há mais lance e o tempo acaba o cronômetro é substituído pelas palavras  - "dou-lhe uma, dou-lhe duas e dou-lhe três", com breve intervalo e então se finaliza - "vendido", encerrando a possibilidade de novas ofertas.   

10ª COMISSÃO 5%
O licitante vencedor deverá acrescentar 5% (cinco por cento) sobre o valor total da arrematação para comissão do leilão, esse valor é fixado por Decreto Federal e não poderá ser alterado.

Essas foram dicas básicas para você conhecer os termos utilizados em leilões, em caso de dúvidas entre em contato ficaremos maravilhosamente satisfeitos em poder ajudar !





Nenhum comentário:

Postar um comentário